top of page
CMYK

SB SALA DE AULA 📚

Informação, Diversão e Aprendizado.

A Revista SB Sala de Aula é um Projeto de pesquisa, desenvolvimento e inovação (PD&I) que compõe um requisito do Mestrado Profissional do Programa de Pós-graduação em Comunicação e Indústria Criativa (PPGCIC) da Universidade Federal do Pampa – Campus São Borja.

A criadora e responsável pelo projeto é a mestranda Priscila Bicca Urach, jornalista graduada pela UNIPAMPA (2012), especialista em Administração e Marketing pela UNINTER (2018) e Gestão em Agronegócios pela UERGS (2021).

Os agradecimentos são para todos os apoiadores e pessoas que de alguma forma contribuíram para a realização deste Projeto.

Início: Bem-vindo

Mascote Túlio

Olá amiguinhos!

Eu sou o Túlio, um macaco bugio. Por eu ser um animal muito presente na cidade de São Borja e região, esse foi o principal motivo de eu ser escolhido o mascote desse Site.

Saibam que meu nome foi escolhido pelos alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental Sagrado Coração de Jesus. Realizaram uma votação entre as turminhas dos quartos e quintos anos e o nome mais votado foi Túlio, um apelido carinhoso em homenagem ao nosso ex-presidente, Getúlio Vargas.

Fiquei muito feliz em saber que farei parte dessa aventura de aprendizado com vocês! 

Eu sou o narrador das historinhas! Vamos aprender nos divertindo! Já adianto que tem muita história legal para aprendermos juntos.

Até mais !!

macaco-imagem-animada-0148.gif
Início: Matéria em destaque
IMG-8135.jpg

Últimas notícias

Início: Últimas notícias

Origem do nome da cidade de São Borja

Oii amiguinhos! Hoje vamos falar sobre o nome do nosso município!                                   

São Francisco de Borja e Aragão era um Jesuíta responsável pela direção da redução de São Francisco de Borja, considerado o primeiro dos Sete Povos das Missões. Assim a cidade recebeu o nome de São Borja em sua homenagem. Ele foi o terceiro general da ordem dos jesuítas.

São Francisco de Borja e Aragão nasceu em 28 de outubro de 1510, na cidade de Valência, no Ducado de Gandía, na Espanha. Ele foi Comissário Geral do Vaticano na Espanha, em Portugal e nas Índias. Faleceu em 30 de setembro de 1572 e foi canonizado pela Igreja Católica em 1671.

O município de São Borja está localizado no oeste do estado do Rio Grande do Sul, às margens do rio Uruguai fazendo divisa com a cidade de Santo Tomé na Argentina.

São Borja é conhecida como “Primeiro dos Sete Povos”, “Capital da Produção”, “Capital do Fandango”, “Cidade Histórica”, e “Terra dos Presidentes”.


Referência:

Muriel Pinto. História missioneira de São Borja: métodos para o ensino do patrimônio cultural. Disponível em: https://pt.slideshare.net/murielpinto/cartilha-histria-missioneira-de-so-borja-mtodos-para-o-ensino-do-patrimnio-cultural?from_action=save . Acesso em 03 de agosto de 2021.

Início: Reportagens
guerra farrapos_edited.jpg

Guerra dos Farrapos

Vocês sabiam que a Guerra dos Farrapos que é também conhecida como Revolta dos Farrapos ou Revolução Farroupilha foi uma das revoltas que aconteceram no território brasileiro durante o Período Regencial, que foi quando D. Pedro I abdicou do trono em favor de seu filho, D.Pedro II que tinha apenas sete anos de idade.


Então como ele ainda era criança, a Constituição de 1824, ordenava que o comando do Império fosse delegado a uma Regência até que D.Pedro II completasse 18 anos. 


Essa guerra durou 10 longos anos! Iniciou em 1835 sendo uma guerra iniciada pelos grandes proprietários rurais, chamados estancieiros em protesto aos impostos altos cobrados no charque, no sal e em outros produtos da região Sul e também porque o Império, que já cobrava impostos das propriedades urbanas, decidiu cobrar impostos sobre as propriedades da zona rural. 


 Então os farroupilhas, liderados por Bento Gonçalves, tomaram o poder em Porto Alegre, no dia 20 de setembro de 1835. Bento foi o presidente da República Rio-Grandense por algum tempo. Outros nomes importantes foram o do italiano Giuseppe Garibaldi e o do militar brasileiro David Canabarro. Ambos foram responsáveis por levar a guerra contra o império para a província de Santa Catarina, fundando lá a República Juliana, em julho de 1839. 


    A Revolta terminou em 1845 por um tratado de paz estabelecido entre os revolucionários e Duque de Caxias. Parte do “fracasso” da república farroupilha deveu-se a não aceitação por parte da população do Rio Grande do Sul, pois Porto Alegre já era uma cidade comercial, então é claro que ninguém apoiava uma guerra, pois sempre há muito prejuízo para todos.  
 Essa negociação de paz dos estancieiros gaúchos com o governo ficou conhecido como Tratado do Poncho Verde, os termos da rendição foram taxação em 25% sobre o charque estrangeiro; Anistia para os envolvidos com a revolta; Incorporação dos militares dos farrapos ao exército imperial, mantendo sua patente; Os provincianos teriam direito de escolher o próprio presidente de província; Os escravos que lutaram do lado dos farrapos seriam alforriados. 


 Outro ponto importante meus amiguinhos! Após a Segunda Guerra Mundial, iniciou-se no Rio Grande do Sul um movimento de valorização da terra e origens que culminou com a criação do MTG (Movimento Tradicionalista Gaúcho) e com a abertura dos CTGs (Centro Tradicionalista Gaúcho). Houve então uma apropriação do gauchismo como símbolo de identidade, modificando a interpretação de toda essa história, colocando os revoltosos como heróis. 
 

Por isso o Dia 20 de Setembro é conhecido e comemorado até hoje como o Dia do Gaúcho! 


Referências:
Guerra dos Farrapos. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/historiab/revolucao-farroupilha.htm . Acesso em 20 de agosto de 2021. 
O que foi a Revolução Farroupilha? Disponível em: https://novaescola.org.br/conteudo/2374/o-que-foi-a-revolucao-farroupilha . Acesso em 23 de agosto de 2021.
Foto:
https://beduka.com/blog/materias/historia/guerra-dos-farrapos/ 

Início: Pro Gallery

Entre em contato

priscilabiccaurach@gmail.com

  • REALIZAÇÃO: Criação, produção e edição: Priscila Bicca Urach (UNIPAMPA)

  • DESENVOLVIMENTO DO SITE: Priscila Bicca Urach (UNIPAMPA) e Thiago Dpoi Stoll (IFFAR) 

  • ORIENTAÇÃO: Prof.Dra. Alciane Baccin, docente no Programa de Pós- Graduação em Comunicação e Indústria Criativa- PPGCIC da Universidade Federal do Pampa

Início: Contato
Início: Pro Gallery
bottom of page